Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

folhasdeluar

folhasdeluar

A gasolina e o gasóleo deveriam aumentar ainda mais!

 

Paineis-Solares-Carregam-um-Carro-Eletrico.jpg

É preciso que se opere uma revolução na área dos transportes públicos e privados. Sabemos que a poluição causada pelos combustíveis fósseis trará consequências catastróficas ao planeta, por essa razão é agora que é preciso tomar medidas drásticas e diferentes das que têm sido tomadas. Portugal é um país com imensas possibilidades de produção de energias renováveis, por isso o governo, (este e todos os outros que se seguirem), devem adoptar medidas inéditas no mercado automóvel. Para começar deveria acabar o imposto automóvel sobre os veículos eléctricos, sabemos que isso traria uma quebra de receitas ao estado, mas essa receitas poderiam sem compensadas com o aumento de impostos sobre os combustíveis fósseis. Contra todas as opiniões, defendo que se deveria aumentar ainda mais a gasolina e o gasóleo, para financiar a redução de impostos dos veículos eléctricos. Ao implementar esta medida,(que não seria certamente a mais popular), mas que a médio prazo só traria benefícios ao país, acabaria grande parte das importações de petróleo, o que contribuiria para o equilíbrio da balança de transações correntes, e passaríamos a consumir a nossa própria energia. Que governo terá a coragem de olhar o futuro a longo prazo?

 

3 comentários

  • Imagem de perfil

    Folhasdeluar 27.05.2018

    Quem vive com dificuldades não anda de carro, anda de transportes públicos. Parece que não percebeu o post...o que eu disse é que essa medida teria como consequência tornar acessível a compra do carro eléctrico, cujo custo de energia por Km. é muito mais barata.
  • Imagem de perfil

    sopro-do-coracao 28.05.2018

    Car@ Folhasde luar, Acho o seu post lindo, muito bem intensionado, mas acima de tudo muito longe da realidade.
    A gasolina e o gasóleo não servem apenas para abastecer os carros onde nós andamos. Há toda uma industria de transportes que depende dos combustiveis fósseis. A comida que tem no frigrorifico (e apenas para falar na comida, pois há todas as outras coisas que necessitam de ser transportadas) é transportada em camiões. Com o aumento do preço dos combustiveis, também o preço dos transportes têm que aumentar e consequentemente o preço dos produtos transportados. Isto já para não falar em tudo o que passar a um sistema elécrico de mobildade acarreta. Não digo que o sistema que temos baseado nos combustiveis fósseis é bom. Nem podia, porque não é. Mas não há sistemas perfeitos.

    Quanto ao seu comentário a cima, só lhe posso dizer que é no mínimo infeliz e não tem em conta a realidade do nosso país.
    Quem tem dificuldades anda de transportes públicos????? Eu vivo numa zona rural. Moro a 13 Km do meu local de trabalho e não tenho transportes públicos que sirvam o trajecto que faço de casa para o trabalho. Agora explique-me como vou trabalhar sem o carro????
    Poderia ter um carro eléctrico? Em teoria, sim. Podia. Na realidade, não, não posso. Não tenho dinheiro para comprar um carro eléctrico. Nem um eléctrico, nem outro qualquer.
    Agora em jeito de conclusão, deixe-me fazer-lhe umas perguntas.
    Mora numa zona urbana com muitos trasnsportes públicos, certo?
    E tem um carro eléctrico, não é?
    Como acha que se podem fazer transportes de mercadorias em camiões eléctricos? Que tamanho teriam de ter as baterias para que se conseguisse fazer o transporte?
    Quanto custaria (ao planeta) fazer uma bateria desse tamanho?

    Fico a aguardar as suas respostas.



  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.