Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

folhasdeluar

folhasdeluar

A incubadora da felicidade...

índice.jpg

 

Estamos em Aarhus, na Dinamarca, considerada a cidade mais feliz do mundo. Vamos visitar uma incubadora da felicidade, uma escola primária.

 

De manhã as crianças entram na escola e começam a aula com música e canto, acompanhadas pelo professor de música. Haverá forma mais feliz de começar uma aula do que a cantar? No final do dia também há aulas de karaoke onde a todos os alunos é disponibilizado um microfone para que possam cantar e interpretar a música ao seu gosto, e ninguém fica aborrecido se não souber cantar, o que é importante é a participação e o divertimento, ou seja, o mais importante é o grupo.

 

Vamos agora há primeira fase da primeira aula do dia.

Há um quadro negro onde verticalmente estão dispostos números de 10 até 1, sendo que 10 está no cimo e o um em baixo. O professor começa a perguntar aos alunos individualmente como se sentem nesse dia, de 10 a 1. Todos os alunos dizem e explicam como se sentem porquê. Há alguma escola em Portugal que se preocupe com o sentimento das crianças? Há alguma escola em Portugal que ensine as crianças a exprimirem os seus sentimentos? Não me parece! Mas o mais importante é o que as crianças dinamarquesas dizem acerca desta prática e é o seguinte: - ao sabermos como cada um se sente,  podemos brincar e apoiar aqueles que estão com a moral mais em baixo. Quer dizer, as crianças são ensinadas desde pequenas a partilhar sentimentos, a ser solidárias, e aprendem que numa comunidade é muito  importante que todos estejam felizes.

 

Mas Aarhus é uma cidade mesmo especial. Lá não há ricos,mas o mais importante é que não há pobres. Todos vivem bem e com simplicidade. Sabem que lá as mães não levam os bebés para dentro dos bares ou dos cafés? Lá os bebés ficam na rua dentro dos seus carrinhos e as mães não têm qualquer receio de que alguém rapte os seus filhos. E se o bebé começar a chorar, caso a mãe não ouça, alguém que passe na rua vai ao café perguntar se a mãe daquela criança ali se encontra.

 

Aarhus uma cidade silenciosa, todos se deslocam a pé ou de bicicleta e os seus habitantes são  pessoas  culturalmente muito evoluídas.

 

É da escola primária que sai toda a preparação de partilha e solidariedade que faz com que Aarhus, seja de facto a cidade do mundo com as pessoas mais felizes. É tudo uma questão de educação e cultura.***

 

***Texto baseado num documentário exibido na RTP 2.

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Folhasdeluar 04.05.2021

    Obrigado José...:))) abraço e boa semana
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.