Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

folhasdeluar

Poesia e outras palavras.

folhasdeluar

Poesia e outras palavras.

Aceitava receber menos 20% do seu ordenado?

Um funcionário feliz é um funcionário produtivo. Esta máxima nem sempre é aplicada pelas entidades patronais, mas há alguns bons exemplos. Já há em Portugal, algumas, (poucas), empresas que estão a praticar horários de trabalho reduzidos. Essas empresas deixam ao critério do trabalhador quantos dias por semana querem trabalhar. É óbvio que o salário é auferido em função dos dias de trabalho realizados. Uma empresa alemã,( é na Alemanha que este sistema é mais aplicado, sediada em Matosinhos, permite que quem quiser pode trabalhar apenas 4 dias por semana, mediante uma redução de 20% na massa salarial. Sabemos que nem todos podem viver com menos 20% dos rendimentos, mas há quem possa, e não tem a hipótese de escolher o seu horário de trabalho. Outra possibilidade que esta empresa dá é a de , além de conceder 28 dias úteis de férias, os empregados ainda podem tirar mais um mês, claro que é sem remuneração, mas o mais importante é ser dada essa possibilidade. Outra vantagem deste sistema é que permite poupanças no consumo de energia, e aumento de produtividade. A filosofia base deste sistema é que as pessoas não tenham um horário das 9 ás 17horas, e não estejam no seu local de trabalho, tenham ou não tarefas para desempenhar.

 

Quer queiramos ou não, esta será a forma de trabalho do futuro, uma vez que a robótica eliminará postos de trabalho. E os empregos que houver terão que ser divididos. É como se houvesse falta de água e esta tivesse que ser racionada. A diferença é as pessoas terão muito mais tempo livre para se ocuparem dos filhos ou realizarem tarefas que as satisfaçam.

4 comentários

  • Imagem de perfil

    Folhasdeluar 18.12.2019

    Pois a realidade é essa...nem todas as pessoas podem prescindir de um dia de trabalho todas as semanas...mas quem dizz um dia de trabalho por semana, diz um dia ou dois por mês...
  • Imagem de perfil

    Calimero 18.12.2019

    Nem sabes o bem que fazia (por mim falo)!
    Mas eu ia mais longe! (sou egoísta secalhar)
    Eu precisava de um dia vá, por mês..para mim mesma!
    Que me desculpem os defensores daquelas cenas todas que eu tbm gosto , dos meus filhos sim ,,mas que eu precisava ah la isso precisava!


    beijo
  • Imagem de perfil

    Folhasdeluar 18.12.2019

    Ter vontade de possuir um tempo só "nosso" não é egoísmo...é necessidade...:)))bj
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.