Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

folhasdeluar

Poesia e outras palavras.

folhasdeluar

Poesia e outras palavras.

América First ? Cuidado!

É curioso que quando a história nos relembra os tempos passados, nasce em nós uma luz e uma compreensão para certos actos de determinadas pessoas.

 

Vem isto a propósito da popular expressão “América First” que quase todos pensam, (eu também pensava) que tinha sido inventada e popularizada por Trump.

 

Ora a verdade é que a dita expressão foi pronunciada por Charles Lindberg em 1940, num comício contra a entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial.

 

Lindberg era um simpatizante de Hitler, assim como outros proeminentes americanos. Houve até marchas nas ruas da América a defender o nazismo.

 

Se reparamos, Trump vai buscar esta frase, mas não é só a frase, é também a ideologia, a Lindberg a frase  e a ideologia a Hitler.

 

A invasão do Capitólio é um traço a régua e esquadro da maneira de actuar nazi. Primeiro conquista-se o poder de forma democrática. Depois instiga-se a violência com o fim de tomar o poder e instalar um regime ditatorial, racista e xenófobo. Um regime que divide e que promove a violência.

 

Felizmente em 1941 Franklin Roosevelt contrariou os simpatizantes nazis. Em 2021 foram os democratas a fazê-lo.

 

Estas são as lições que devemos tirar, quando os pequenos Trump´s portugueses nos venham falar de democracia, de xenofobia, e de defesa da raça branca.

9 comentários

Comentar post