Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

folhasdeluar

folhasdeluar

NÃO AO MONTIJO E NÃO A ALVERCA!

IMG_1895.JPG

Um grupo de sábios,(sábios?), veio apresentar o seu projecto para o novo aeroporto de Lisboa. Esse grupo de sábios,(sábios?), concluiu que o Montijo não é o local certo para o novo empreendimento. O local adequado é....Alverca. Opinião defendida por outro sábio,(sábio?) Pedro Santana Lopes.

 

O grupo de sábios, (sábios?), diz que entre Alverca e Portela, se podem movimentar 75 milhões de passageiros/ano.

 

O grupo de sábios diz que há muito espaço para crescer.

 

O grupo de sábios diz que é só construir uma linha de comboios rápidos.

 

O grupo de sábios acha que se podem encafuar 35 milhões de passageiros/ano em Alverca.

 

O que me parece que o grupo de sábios não sabe é que toda a zona envolvente de Alverca já é um caos com o trânsito. E saturada em termos populacionais.

 

O que me parece que o grupo de sábios não sabe é que pode construir na lezíria que vai de base aérea até ao Tejo, (mas falata-lhe o espaço para acolher todo o movimento de mercadorias e passageiros),onde nidificam cerca de 300 mil aves. E é parte da Reserva Natural do Estuário do Tejo. Reserva que os aviões teriam forçosamente que atravessar, para aterrar, com todos os perigos que daí advêm.

 

O que me parece que o grupo de sábios não sabe é que Alverca já não pode crescer mais. E que seria um pandemónio se se viesse a verificar o aumento de tráfego automóvel. Uma vez que N10 não tem capacidade de escoamento já hoje, e a A1 já está esgotada, quanto mais com um novo aeroporto. A solução seria a de construir uma estrada sobre o rio...(é para rir)...:)))

 

Quanto ao comboio rápido, se hoje as 4 linhas já são insuficientes, e não há a possibilidade de acrescentar uma nova linha, porque não existe mais espaço lateral. A não ser que construam uma linha aérea.(é para rir)...:))))

 

O que me parece que o grupo de sábios não contempla é a saúde mental de quem vive nesta zona. Que iria ficar sujeita a valores de ruído(poluição sonora), incompatíveis com a sanidade e qualidade de vida dos habitantes. Estes teriam aviões pela frente (Alverca),e por detrás(Portela), a levantar e a aterrar de 2 em 2 minutos, ou menos.

 

Mas o que verdadeiramente me incomoda, é ver, (e conhecer), um aeroporto que está praticamente pronto a funcionar. Ou pelos menos com muito menos despesa e impactos; ambientais e saúde, e ninguém o sugerir. Claro que falo de Beja.

 

Beja é uma região carenciada, e o aeroporto dar-lhe-ia uma nova vida. Em Beja sim, bastava construir uma linha férrea para comboios rápidos e tudo se resolveria.

 

Assim...

  • NÃO AO MONTIJO E NÃO A ALVERCA!

  • NÃO AO LOBBY DA VINCI!

     

Aos sábios,(sábios?), não desejo mal. Apenas que viessem viver para Alverca, caso o seu projecto de aeroporto fosse implementado....

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.