Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

folhasdeluar

Poesia e outras palavras.

folhasdeluar

Poesia e outras palavras.

Os desenhos inteligentes das crianças...

Conto esta história porque ela é uma lição, não para alunos mas para professores. Escola Primária de...(não interessa o nome). Na turma do 1º ano está a minha sobrinha com 6 anos. Na semana antes da Páscoa a professora manda as crianças fazerem um desenho, o tema é livre. Todas as crianças desenham algo a seu gosto. Depois das férias da Páscoa há uma reunião de pais. A mãe da menina vai a essa reunião. A professora informa-a das disciplinas onde a criança está bem e das que está menos bem, mas há um problema, a professora está indignada com o desenho da menina. Acontece o seguinte diálogo.

Professora - Antes das férias da Páscoa mandei os meninos fazerem um desenho a seu gosto, e não queira saber o que a sua filha desenhou.

Mãe - Desenhou algo de grave?

Professora - Vai ver, eu até guardei o desenho - a professora vai buscar o desenho e diz- diga-me lá o que é que acha disto.

Mãe- Acho que é uma boneca.

Professora - Uma boneca? Isto é uma mulher nua com peito e pelos na púbis.

Mãe - Eu ficaria preocupada é se ela tivesse desenhado um homem nu, mulheres nuas vê ela, a mim e à irmâ,( a irmã tem 14 anos). Mas já agora diga-me, perguntou-lhe porque é que ela fez este desenho?

Professora - Eu? Acha que eu ia perguntar a uma criança de 6 anos porque é que desenhou uma mulher nua?

Mãe - Eu acho que sim...mas eu vou buscá-la para ela explicar o desenho.

Professora -Não é preciso.

Mãe - Ai é...é.

A mãe sai e pouco depois entra com a filha.

Mãe - M... foste tu que fizeste este desenho?

Menina - Fui.

Mãe - E porque é que o fizeste?

Menina - Então....é o corpo humano! - diz ela com a sua voz suave  e sem pesos na consciência

Fez-se silêncio.A professora corou e a sua única reacção foi rasgar o desenho em frente da mãe e da criança.

Respeito muito a classe dos professores, mas aqueles que sabem ensinar, esta professora não está preparada para ensinar crianças e muito menos para entender a sua imaginação.