O governo não explica.....
E agora para entreter a chateza dos nossos dias temos a polémica da passagem administrativa das crianças até ao nono ano.
A direita já começou a questionar e aqui d´el rei que as crianças vão ficar estúpidas.
O governo não explica nada. Ou porque ainda não sabe como fazer. Ou porque não quer dar , (por agora) explicações.
Este sistema não é nenhuma novidade. Ele já está implantado em países como a Suécia e a Finlândia. Países que me parece não são de algum modo atrasados. Por exemplo, na Suécia, o aluno só chumba a pedido dos pais.
Mas vejamos como o sistema funciona por lá. Se o aluno não tem notas para passar, passa na mesma, contudo no ano seguinte tem um acompanhamento especial, de forma a poder recuperar do atraso. E segundo as estatísticas, 80 por cento dos alunos recuperam. Este é um rácio notável, porque sabemos que cábulas sempre os haverá.
Outra vertente do ensino nestes países é que não é baseado na “liturgia” do professor. É baseado em grande parte por trabalhos manuais. Por lá as crianças não são apenas passivos ouvintes dos oráculos do ministério da educação. Ocupam o tempo com actividades.
Será este o sistema que vai ser adoptado? Se for terá todo o meu apoio e a minha compreensão. Se não for o melhor será deixar estar como está. Pelo menos expliquem-nos o que querem fazer.