Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

folhasdeluar

folhasdeluar

O momento...que já passou.

Por vezes perguntamo-nos porque é que as crianças não gostam da escola? Esta pergunta está errada. As crianças gostam da escola, do que não gostam é da sala de aula. E porquê? Porque na sala de aula é tudo contrário à sua natureza de criança.

 

As crianças entram na sala de aula. A primeira obrigação que lhes é imposta é a de estarem caladas e quietas. Ora as crianças gostam de falar alto. Gostam de gritar. Gostam de se mexer. Que eu saiba, até agora nenhum professor/a se lembrou de começar uma aula deixando as crianças libertarem os gritos que trazem dentro de si. Incentivá-los a libertar toda a energia que trazem da rua. E só depois delas se acalmarem, começarem a aula.

 

A sala de aula deve ser a continuação da brincadeira. Aprender brincando. É essa a solução.

 

Já sei que os mais preocupados são aqueles que acham que se deve preparar as crianças para as dificuldades da vida. Aqueles que pensam que a vida não é uma brincadeira. Que a vida é competição. Uma competição individualista. Coitadas. Tenho pena dessas crianças. Criadas para competir. Criadas para viver preocupadas. Criadas para não usufruir das coisas simples. Criadas para apreciar apenas o momento...que já passou.

 

P.S.- todos nós somos essas crianças. Todos nós passámos por esse ensino castrador.

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Folhasdeluar 14.08.2020

    Em primeiro lugar criamos regras de adultos para crianças. Não pensamos que aqueles seres também têm ideias...e corpo...e alma...a dificuldade de integração para os "diferentes" resulta precisamente de não se ensinar na escola a diversidade. É tudo "chapa 5". A criança é por si mesma desassossegada. Curiosa. Exploradora. O que encontra na escola é tudo aquilo que ela não é. Nem quer ser. bom fim-de-semana
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.