Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

folhasdeluar

folhasdeluar

O momento...que já passou.

Por vezes perguntamo-nos porque é que as crianças não gostam da escola? Esta pergunta está errada. As crianças gostam da escola, do que não gostam é da sala de aula. E porquê? Porque na sala de aula é tudo contrário à sua natureza de criança.

 

As crianças entram na sala de aula. A primeira obrigação que lhes é imposta é a de estarem caladas e quietas. Ora as crianças gostam de falar alto. Gostam de gritar. Gostam de se mexer. Que eu saiba, até agora nenhum professor/a se lembrou de começar uma aula deixando as crianças libertarem os gritos que trazem dentro de si. Incentivá-los a libertar toda a energia que trazem da rua. E só depois delas se acalmarem, começarem a aula.

 

A sala de aula deve ser a continuação da brincadeira. Aprender brincando. É essa a solução.

 

Já sei que os mais preocupados são aqueles que acham que se deve preparar as crianças para as dificuldades da vida. Aqueles que pensam que a vida não é uma brincadeira. Que a vida é competição. Uma competição individualista. Coitadas. Tenho pena dessas crianças. Criadas para competir. Criadas para viver preocupadas. Criadas para não usufruir das coisas simples. Criadas para apreciar apenas o momento...que já passou.

 

P.S.- todos nós somos essas crianças. Todos nós passámos por esse ensino castrador.

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Folhasdeluar 14.08.2020

    Olá Maria...seja bem aparecida...comentário certíssimo e com o qual não posso estar mais de acordo...:))) Bjs e bom fim-de-semana.
    P.S. está tudo bem consigo?
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.