Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

folhasdeluar

folhasdeluar

Quando o faceboock é posto ao serviço da sociedade...

índice.jpg

(Castelo La Mothe-Chandeniers, que estava abandonado e foi comprado pela associação D´Artagnan  por 50 mil euros)

Está a fazer escola em alguns países, a ideia da associação francesa D´Artagnan, cujo lema é “um por todos e todos por um”, igual ao dos Três Mosqueteiros. Só que neste caso o lema tem a ver com a França e mais concretamente com a intervenção na sociedade.

 

A associação foi constituída através do facebook e tem como missão identificar, comprar e recuperar o património abandonado em França. A associação já conta com 50 mil pessoas. E funciona da seguinte forma:

 

1- começa por identificar o património abandonado e em risco, como por exemplo, o castelo da imagem, cuja recuperação vai custar 2 milhões de euros. E não se pense que as pessoas têm que despender grandes quantias, o castelo e a sua recuperação vão custar apenas 50 euros a cada associado.

 

2 – contacta o proprietário e se ele quiser vender, a associação lança um pedido através do facebook aos associados e a todas as pessoas em geral. Coleta o dinheiro, compra o imóvel, faz um plano de recuperação e depois de ter o dinheiro necessário recupera-o. Mas, coisa interessante, todos os que contribuíram para a compra e recuperação, passam a ser co-proprietários do património recuperado.

 

É uma ideia interessante, que por cá teria uma difícil aplicação, uma vez que o nosso património mesmo abandonado e em ruínas, ou em risco de colapso, precisa no mínimo de 50 autorizações de várias entidades, para que se proceda ao seu salvamento.

3 comentários

Comentar post