Uma ou duas novas áreas deveriam ser introduzidas no nosso sistema de ensino
Uma ou duas novas áreas deveriam ser introduzidas no nosso sistema de ensino. Uma dedicada à atenção. Outra ao cultivo de sentimentos da bondade para com os outros.
Vivemos numa sociedade onde cada vez há mais atrativos para distrair a atenção das crianças. Não podemos ficar indiferentes de que as novas formas digitais de brincar também contribuem para a dispersão do foco de atenção das crianças. Nunca como agora se ouviu falar de crianças com défice de atenção. E o que é que se faz? Normalmente leva-se a criança ao psicólogo, quando o que se devia fazer, era treinar a mente da criança a fixar a sua atenção. Há várias técnicas para isto, até há técnicas onde se pode integrar o digital para ajudar o aluno a focar-se em determinado tema. Já existe em várias partes do mundo um movimento que se chama de aprendizagem social/emocional, que leva o seu saber às escolas e ensina as técnicas de atenção e altruísmo. As crianças na sua tenra idade podem e devem experimentar esta forma nova de ensino. Sabemos que todos os dias as coisas mudam, assim, também no ensino novas experiências deviam ser tentadas.